fbpx

Saiba sobre o tratamento e prevenção da constipação crônica

A constipação crônica, também conhecida como prisão de ventre crônica, é a doença relacionada à dificuldade de evacuar. Trata-se de uma patologia muito desconfortável, que pode acarretar em uma série de efeitos colaterais para o organismo.

Para não sofrer com esse desconforto, o ideal é tomar medidas preventivas para evitar a constipação. Porém, caso ela ocorra, o ideal é buscar tratamento o quanto antes. A fisioterapia pélvica é uma das opções de tratamento mais eficazes para a constipação crônica.

Fisioterapia Pélvica no Tratamento da Constipação Crônica, Prisão de Ventre e Dificuldade de Evacuar

Antes de falar sobre o tratamento em si, vamos entender melhor o que é a constipação crônica e o que você pode fazer para preveni-la. Acompanhe conosco.

 

 

O que é a constipação crônica?

Como já mencionado, a constipação crônica se caracteriza pela dificuldade em evacuar. Geralmente, a constipação crônica é configurada quando o paciente vai ao banheiro menos de três vezes por semana e tem dificuldades em esvaziar o intestino.

A condição geralmente é acompanhada de outros sintomas, como inchaço, dores de estômago ou flatulência. Na maioria dos casos, ela é causada por maus hábitos alimentares e falta de atividade física. Ela é mais comum em mulheres em idosos, mas 1 em cada 5 pessoas já passou por esse problema em algum momento.

Como prevenir a constipação crônica

Por sorte, a constipação crônica é uma doença de fácil prevenção. Isso porque geralmente ela é ocasionada por hábitos errados, então, adotar os hábitos certos costuma ser suficiente para evitar o quadro. Confira algumas medidas preventivas a seguir:

• Adotar uma dieta rica em fibras, já que elas são fundamentais para o funcionamento do intestino;

• Manter-se hidratado para evitar fezes ressecadas, que dificultam a evacuação;

• Fazer atividade física regular;

• Evitar alimentos com muita gordura ou lactose;

Com essas medidas, o risco de ter prisão de ventre crônica é consideravelmente menor. Porém, caso ainda assim você venha a sofrer com os sintomas, é possível tratá-los com alguns medicamentos e fisioterapia.

Como tratar a constipação crônica

A constipação crônica pode ter três tipos de tratamento: o medicamentoso, o cirúrgico e a fisioterapia. O tratamento cirúrgico é reservado para casos extremos, e consiste em uma lavagem intestinal para diminuir o desconforto do paciente. O  tratatamento medicamentoso deve ser prescrito pelo médico, e são químicos que amolecem as fezes e facilitam a evacuação. Porém, esses dois tratamentos curam o sintoma, mas não eliminam o problema.

A fisioterapia pélvica RJ , por sua vez, pode ensinar o paciente a relaxar e tomar consciência da musculatura do assoalho pélvico. Aliadas à terapia comportamental, as técnicas de fisioterapia pélvica vão mostrar a forma correta de evacuar, assim evitando que o paciente passe por desconfortos por estar evacuando com muito esforço.

As principais técnicas utilizadas para a fisioterapia do assoalho pélvico na Constipação Crônica  são o biofeedback (que basicamente é dar à pessoa o controle de músculos antes involuntários) e o treino de expulsão. É possível também passar técnicas de respiração diafragmática que relaxem a musculatura na hora de evacuar.

Para entender melhor como a fisioterapia pélvica funciona, acesse o nosso site ou entre em contato através do whatsapp! Nós explicamos direitinho como podemos ajudá-lo com esse transtorno.

Deixe um comentário

×