fbpx

Relação entre Saúde da Mulher e Nutrição

Você sabia que a alimentação tem papel importante no tratamento de algumas disfunções sexuais femininasNos últimos meses muitas mulheres com vulvodínia, endometriose, dor pélvica crônica ou outras causas de dispareunia têm pesquisado informações sobre como a alimentação pode ajudar no tratamento da dor na relação.

Antes de abordarmos a contribuição da nutrição em cada sintoma de forma específica, convidamos a nutricionista especializada Vitória Freitas, para explicar um pouquinho sobre a relação entre Saúde da Mulher e Nutrição

nutricionista especializada em vulvodínia, vaginismo, endometriose e dispareunia

Saúde da Mulher e Nutrição

A complexidade da estrutura e do funcionamento biológico do corpo feminino exige hábitos de vida assertivos, que transpassa pela alimentação. Procurar uma nutricionista pode ser uma ótimo plano para manter a saúde da mulher em dia e a Nutrição deve ser encarada não como um luxo, mas como um investimento em longevidade e resultados positivos em saúde.

 

 

Papel da Nutricionista especializada em Saúde da Mulher

Quando mulheres apresentam quadros específicos de saúde como endometriose, vulvodínia, adenomiose, mioma uterino, candidíase, baixa libido, menopausa, síndrome do ovário policístico ou até mesmo deseja engravidar ou já está gestando um bebê, a busca por uma profissional que entende de forma aprofundada a alimentação não deve demorar. Existem uma infinidade de estratégias que podem ser conversadas com uma nutricionista e adotadas para melhorar sinais e sintomas relacionados a diversas doenças – principalmente levando-se em consideração especificidades de certos alimentos e substâncias bioativas presentes neles – e servir de suporte para outros tratamentos associados, como a fisioterapia pélvica, a ginecologia, a psicoterapia e outros.

Até mesmo em situações em que a procura por uma nutricionista não seria imaginada, a exemplo do vaginismo, a alimentação pode ajudar na melhora da lubrificação vaginal ou até mesmo da constipação que muitas vezes a mulher vagínica apresenta.

Se você apresenta qualquer condição específica da saúde da mulher, procure uma nutricionista que entenda do assunto e tracem conjuntamente novas perspectivas para os seus hábitos alimentares. Alimentação é para a vida inteira e saúde é o nosso maior patrimônio.

Nutricionista especializada em vulvodínia, vaginismo, dor pélvica crônica e saúde da mulher

 Vitória Freitas é Nutricionista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é Coach pelo programa  Professional Nutrition Coaching, Funcional Chef pela Nutrinew Escola de Gastronomia e Nutrição e Pós-graduada em Nutrição Esportiva e em Saúde Pública pela Faculdade UnYLeYA. 

“Tenho como missão espalhar uma nutrição descomplicada, inovadora e saborosa pelo mundo. Procuro estudar cada vez mais como a Nutrição pode ajudar na saúde da mulher. Sou entusiasta da Comida de Verdade. Gosto de pizza e yoga!” 

 

 

Quero agradecer a contribuição mais que especial da Vitória. Sei da importância desse olhar integral e especializado no tratamento da mulher e por isso estou muito feliz com esse novo projeto em conjunto com a nutrição. Seja Bem vinda Nutri!

 

Dra Isabel Fonseca

Dra. Isabel Fonseca

  • Fisioterapeuta Pélvica
  • Responsável pelo setor de Fisioterapia Pélvica Feminina da Clínica Urobecken
  • Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia na Saúde da Mulher (saiba mais sobre a dra Isabel)

Se você quiser saber mais sobre Vulvodínia, Vaginismo e Dispareunia acesse outros artigos: 

Sim, eu tenho Vulvodínia

Diário do Meu Vaginismo: Um relato pessoal sobre Dor na Relação

Vulvodínia: Sintomas, Causas e Tratamento

5 principais dúvidas das mulheres que sentem dor durante a relação sexual

O que é Vaginismo e Qual o Tratamento?

Vaginismo: 3 Técnicas da Fisioterapia Pélvica que você deve Conhecer

Como usar os Dilatadores no Tratamento de Vaginismo?

#nutricionista #saudedamulher #vulvodinia #endometriose #dispareunia #dornarelação  #vaginismo #depoimento #fisioterapiapélvica #urobecken

   

 

Deixe um comentário

×