fbpx

Quero ter Parto Normal. O que devo fazer?

O parto normal é um desejo comum de muitas mulheres e deve ser realizado quando as condições estejam favoráveis, sempre preservando a saúde do bebê e da mamãe. Mas Será que a gestante pode fazer algo para colaborar e favorecer o parto normal?  

Sim, existem diferentes formas de colaborar para a segurança e a qualidade do parto normal, neste artigo falarei um pouquinho sobre a Fisioterapia Pélvica para Gestante na Preparação Perineal para o Parto.

Fisioterapia Pélvica para Gestante

Durante a gestação ocorrem alterações físicas e fisiológicas no corpo da mulher. Independente do tipo de parto desejado (normal ou cesariano), a Fisioterapia Pélvica para gestante atua na prevenção de sintomas associados à estas alterações, principalmente àquelas relacionadas ao assoalho pélvico.  Podemos destacar a prevenção de:

  • Incontinência Urinária durante a Gestação
  • Incontinência Urinária Pós Parto
  • Prolapso Urogenital (rebaixamento dos órgão pélvicos como a bexiga, por exemplo)
  • Laceração do Períneo durante o Parto

Existem diversos aparelhos e técnicas de fisioterapia pélvica para gestante. Como o tema deste artigo é o parto normal, irei focar naqueles importantes para a Preparação Perineal Para o Parto.

Preparação Perineal Para o Parto Normal

O principal objetivo desta preparação é facilitar a expulsão do bebê na hora do parto. Para isso, a fisioterapia pélvica para gestante trabalha na melhora da consciência, alongamento e relaxamento da musculatura do assoalho pélvico.  O relaxamento e alongamento adequado desta musculatura na hora certa é crucial para facilitar a expulsão e evitar qualquer tipo de lesão no assoalho pélvico da gestante.

As principais técnicas utilizados com esse objetivo são:

Biofeedback

O aparelho de biofeedback mostra para a gestante em tempo real na tela do computador como ela está contraindo e relaxando a musculatura. Assim a fisioterapeuta pélvica pode indicar a forma correta de contração e relaxamento do assoalho pélvico.

Massagem Perineal

Cinesioterapia Pélvica

Técnicas de respirações

Treino de Expulsão com EPI-NO

Nas últimas semanas, a fisioterapeuta pélvica deve entrar na fase mais específica de preparação para o parto.   O aparelho utilizado neste momento é o EPI-NO

O que fazer para ter parto normal. Fisioterapia Pélvica para Gestante. na Preparação Perineal para o parto.

Este aparelho possui um “balão” inflável que simula a cabeça do bebê no canal da vagina. Deve ser inflado de forma gradual durante cada sessão de fisioterapia pélvica até que chegue ao tamanho ideal. Desta forma a gestante estará treinando o relaxamento e alongamento do assoalho pélvico. Por fim, a última etapa do treinamento é o movimento de expulsão, para isso a fisioterapeuta pélvica irá ensinar a gestante expulsar o “balão” inflado aumentando a pressão intra-abdominal sem deixar de relaxar o assoalho pélvico. Uma das causas de lesão e laceração do períneo na hora do parto é falta de coordenação entre a força de expulsão e o relaxamento adequado do assoalho pélvico no momento da expulsão do bebê.

Espero ter ajudado na busca de informação e ter explicado um pouquinho de como a Fisioterapia Pélvica para Gestante pode colaborar com o parto normal. Fico à disposição para esclarecer dúvidas e ajudar da melhor forma possível.

Dra Isabel Fonseca

Dra Isabel Fonseca 

Fisioterapeuta Pélvica, Diretora da Clínica Urobecken e Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia na Saúde da Mulher. (saiba mais sobre a Dra Isabel)

#urobecken #gestante #fisioterapiapelvica #ginecologia #obstetricia    

 

Deixe um comentário

×