Fisioterapia Pélvica após retirada da Próstata
A Fisioterapia Pélvica é muito importante no tratamento da incontinência urinária após cirurgia da próstata. É muito comum um período de perda de urina e disfunção erétil após a retirada da sonda. O papel da fisioterapia pélvica é acelerar este processo de recuperação da continência urinária e auxiliar no retorno da função sexual.
A Clínica Urobecken conta com a experiência do Dr Juliano Silveira, mestre em fisiopatologia clínica, membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Pélvica e fisioterapeuta responsável pelos atendimentos do setor de Prostatectomia.
Agende uma consulta para tratar a incontinência urinária e auxiliar no retorno da função sexual
Os principais recursos de fisioterapia pélvica utilizados no tratamento pós Prostatectomia são:
- Eletroterapia
- Biofeedback EMG e Manométrico
- Exercícios de Fortalecimento Perineal
- Vacuoterapia
- Entre outros

Fisioterapia Pélvica no tratamento da Incontinência Urinária e/ou Disfunção Sexual
"Durante a prostatectomia radical, é normal ocorrer uma alteração do nosso primeiro mecanismo de contenção da urina que fica bem próximo da próstata, o Esfincter interno. Isso faz com que aumente a demanda de trabalho do nosso segundo mecanismo, a musculatura da assoalho pélvico que serve como um esfíncter voluntário da uretra e tem papel de auxiliar no controle da urina. A fisioterapia atua no controle e fortalecimento dessa musculatura."
Dr Juliano Silveira