Por que muitas Mulheres Perdem Urina após a Menopausa?
Existem diversas causas de incontinência urinária feminina que acometem mulheres independente da faixa-etária. Neste texto falarei um pouco sobre a incontinência urinária em mulheres depois da menopausa que apesar de muito comum pode interferir no convívio social e na qualidade de vida destas mulheres.
Incontinência Urinária de Esforço em Mulheres após a Menopausa
O principal tipo de incontinência urinária relacionada à chegada da menopausa é a incontinência urinária de esforço. Como o próprio nome sugere, o sintoma presente nesta incontinência urinária é a perda de urina em situações de esforço ou aumento da pressão intra-abdominal. Esta perda pode ser mínima em forma de escape ou maior com a necessidade do uso de protetores.
Sintomas da Incontinência Urinária de Esforço:
Situações que causam escape de urina na incontinência urinária de esforço:
Agachar
Tossir
Espirrar
Gargalhar
Levantar peso
Entre outros
Embora também possam ser apresentados por mulheres jovens, os sintomas de perda e escape de urina são mais presentes em mulheres após a menopausa.
A queda dos níveis de Estrogênio (“hormônio feminino”) causada pela menopausa causa uma diminuição da vascularização da região pélvica da mulher. Com a região menos vascularizada, os mecanismos de conter a urina ficam menos eficientes, principalmente a musculatura do assoalho pélvico que serve como esfíncter da uretra.
Tratamento da Incontinência Urinária Feminina após a Menopausa:
O principal tratamento para a Incontinência Urinária de Esforço é a Fisioterapia Pélvica. A fisioterapia pélvica tem o objetivo de melhorar a vascularização, o controle e a força da musculatura do assoalho pélvico. Os principais recursos utilizados no tratamento são:
Eletroterapia
Biofeedback
Cinesioterapia (contração e relaxamento do “esfíncter”)
Entre outros
A boa notícia é que o índice de satisfação com o resultado do tratamento é alto, o que diminui muito a necessidade de procedimentos cirúrgicos para incontinência urinária.
Se você quiser saber mais sobre o tratamento, acesse aqui.
Outra queixa muito comum é a necessidade constante ou aumentada de urinar, um dos sintomas da Bexiga Hiperativa. Se quiser saber mais, dá uma olhadinha nesse artigo -> “Tudo que você precisa saber sobre Bexiga Hiperativa” .
Espero ter colaborado na sua pesquisa. A busca de informação é sempre o primeiro passo para o tratamento.
Dra Isabel Fonseca
Fisioterapeuta Pélvica, Diretora da Clínica Urobecken e Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia na Saúde da Mulher. (saiba mais sobre a Dra Isabel)