fbpx

Para que serve e como funciona o exame de Manometria Retal?

Pacientes com constipação ou incontinência fecal podem necessitar de exames complementares para a definição do diagnóstico e tratamento, como a manometria retal. E saber para que e como funciona o exame de manometria retal é importante.

Esse tipo de exame tem a capacidade de realizar avaliação completa do reto e do esfincter anal, o que proporciona a descoberta da causa da constipação e incontinência e auxilia o médico na decisão da melhor forma de tratamento.

Características do exame de Manometria retal

O exame de manometria retal, ou anorretal, como chamado também, realiza a medição das pressões dos músculos do esfíncter anal, além dos reflexos neurais e as sensações do reto.

Manometria Anorretal para avaliar os sintomas de dificuldade de evacuar e escape de fezes. Tratamento de constipação e Incontinência Fecal no Rio de Janeiro - RJ

São os reflexos neurais que são os responsáveis por toda a movimentação normal do intestino. Se essas movimentações não estão adequadas, o paciente apresenta problemas de escape de fezes ou de dificuldade em evacuar.

Preparo e tempo de realização da Manometria Anorretal

Para a realização do exame não é necessário a utilização de anestesia, pois não é um exame invasivo e doloroso. Além disso, para que a verificação dos níveis da musculatura seja feita de forma precisa, não pode haver aplicação de anestesia.

Além de não precisar de anestesia, o exame também não requer preparos. O paciente pode manter a alimentação usual.

Dependendo do caso específico, como em situações de constipação, apenas pode ser solicitada a utilização de supositório na manhã da realização do exame.

Outro ponto importante a ser mencionado é o tempo de duração da manometria retal, que, em geral, dura aproximadamente 20 minutos.

Forma de realização do procedimento

O instrumento utilizado no exame é uma sonda feita de material flexível e de tamanho pequeno, sendo que o calibre lembra um termômetro. Na ponta dessa sonda há um balão que é inflado gradualmente algumas vezes durante o exame.

Para que o profissional possa realizar o exame no paciente é preciso que a pessoa esteja deitada confortavelmente para o lado esquerdo. Dessa forma, o profissional insere a sonda no reto e começa a medição dos músculos que é feita por aparelho ligado à sonda.

Em alguns momentos o balão é inflado para que os reflexos sejam testados, bem como o paciente é orientado a realizar determinados movimentos fáceis e básicos, como esforço para prender ou evacuar.

Riscos da realização do exame

Assim como o procedimento é realizado de forma indolor e sem necessidade de preparos, o momento posterior ao exame também é bastante tranquilo.

Na grande maioria das vezes não há dor e a manometria retal é considerada de baixo risco, sendo um procedimento seguro de ser realizado.

Dessa forma, o exame é realizado sem maiores transtornos ao paciente e é essencial para o fechamento do tratamento dos casos de constipação e escape de fezes. Além disso, pode ser necessário no pré-operatório de algumas cirurgias.

Conforme comentado no artigo, os principais sintomas que sugerem a indicação do exame de Manometria retal são a dificuldade de evacuar e também o soiling (escape de fezes).  Caso queira saber mais sobre como tratar cada um desses sintomas acesse nosso site nas páginas de tratamento da Constipação Intestinal Crônica ou tratamento da Incontinência Fecal

Se você ficou com alguma dúvida sobre a manometria retal, basta deixar nos comentários ou entrar em contato através do fale conosco 

Deixe um comentário

×