fbpx

O que é Incontinência Urinária de Esforço?

Chamamos de Incontinência Urinária qualquer perda de urina involuntária, ou seja, contra nossa vontade. O grau de Incontinência Urinária pode variar desde leve com pequenos “escapes” até severa com perda total do controle da urina. Neste artigo abordaremos um tipo de Incontinência muito comum entre mulheres: a Incontinência Urinária de Esforço

Incontinência Urinária de Esforço

Conforme o nome sugere, a Incontinência Urinária de Esforço é caracterizada por escape de urina durante a realização de esforços ou situações que aumentem a pressão abdominal.

Situações que podem causar perda de urina em mulheres com incontinência Urinária de Esforço

O que é Incontinência Urinária de Esforço? Fisioterapia Pélvica no tratamento da Incontinência Urinária de Esforço. Perda de urina ao tossir, espirrar, pegar peso.

  • Agachar
  • Levantar Peso
  • Pular
  • Tossir
  • Espirrar
  • Gargalhar
  • Entre outras    

Todas essas situações citadas causam contração abdominal que aumenta a pressão na  Bexiga. A perda ocorre quando esta pressão exercida na bexiga é maior que a pressão do esfíncter da uretra, mecanismo que segura a urina.

Muitas alterações podem contribuir para a presença de Incontinência Urinária de Esforço em mulheres. Talvez a mais comum seja a fraqueza da musculatura do assoalho pélvico que serve como esfíncter da uretra. 

A fraqueza do assoalho pélvico também pode contribuir para a presença de outro sintoma associado: O prolapso vesical que é caracterizado pelo rebaixamento da bexiga (“bexiga caída”)     

Tratamento da Incontinência Urinária de Esforço

A queixa de perda de urina aos esforços é um sintoma muito mais comum do que podemos imaginar porém não é por isso que devemos achar normal perder urina. Outra notícia boa é que, ao contrário do que muitas mulheres pensam, o tratamento mais adequado na grande maioria dos casos NÃO é Cirúrgico.

Fisioterapia Pélvica no Tratamento da Incontinência Urinária de Esforço

De modo geral a Fisioterapia Pélvica é recomendada como primeira linha de tratamento da incontinência urinária de esforço, ou seja, deve ser o primeiro tratamento optado por mulheres que apresentam o sintoma.

O principal objetivo da fisioterapia pélvica é o fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico. Os principais recursos e aparelhos utilizados no tratamento são:

  • Eletroterapia
  • Biofeedback
  • Educadores
  • Cones Vaginais
  • Cinesioterapia Perineal

Espero que eu tenha explicado de uma forma simples e que isso tenha facilitado a compreensão da incontinência urinária de esforço. Fico à disposição para esclarecer qualquer dúvida nos comentários ou no fale conosco.

Outra queixa muito comum  é a necessidade constante ou aumentada de urinar, um dos sintomas da Bexiga Hiperativa. Se quiser saber mais, dá uma olhadinha nesse artigo -> “Tudo que você precisa saber sobre Bexiga Hiperativa” .

Dra Isabel Fonseca

Dra Isabel Fonseca 

Fisioterapeuta Pélvica, Diretora da Clínica Urobecken e Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia na Saúde da Mulher. (saiba mais sobre a Dra Isabel)

#urobecken #incontinênciaurinária #perdadeurina #fisioterapiapelvica #ginecologia #uroginecologia

Deixe um comentário

×