fbpx

O que é Diástase Abdominal? Como saber se tenho e qual o tratamento indicado?

A Diástase Abdominal é caracterizada pelo afastamento da musculatura abdominal na região próxima ao umbigo e pode ser bastante comum entre mulheres, principalmente após a gestação. Nesta matéria, a Dra Isabel irá explicar o que é a diástase abdominal, seus sintomas e como a fisioterapia pélvica pode atuar no tratamento. 

O que é diastase abdominal? sintomas e tratamento com fisioterapia pélvica

O que é a Diástase Abdominal?

Os músculos reto abdominais são compostos por duas fileiras verticais e paralelas de músculos, unidos pelo tecido conjuntivo. Como nossos músculos e nossos tecidos são elásticos, eles se expandem quando nosso corpo muda de forma (como acontece na gravidez ou no simples aumento de peso).

Só que esta expansão nem sempre retorna ao estado original, principalmente quando a mudança é drástica e rápida. Por isso, o que pode acontecer é um afastamento entre estas duas fileiras de músculos. Essa separação pode variar de tamanho, chegando até 10 centímetros, e pode ocorrer em um ponto específico da fileira ou ao longo da fileira inteira. As causas mais comuns incluem:

  • Gravidez (causa mais comum);
  • Perda repentina de peso;
  • Problemas de postura;
  • Excesso de esforço físico associado à fraqueza abdominal.

A diástase abdominal, além de ser um problema estético, é uma das principais causas de flacidez abdominal e pode ainda gerar dor na lombar. A fraqueza muscular na região ainda gera outros inconvenientes, como a Incontinência Urinária de Esforço que significa deixar escapar urina ao fazer esforço, espirrar, tossir ou gargalhar. É uma condição que afeta a qualidade de vida e na qual o tratamento ajuda a recuperar a força destes músculos.

Como descobrir se eu tenho diástase?

Muitas vezes, a própria pessoa pode perceber se possui a diástase abdominal apenas pela observação. Visualmente, a região do abdome, principalmente próximo ao umbigo, parece mais flácida e mole. Ao fazer esforço e tensionar os músculos abdominais, esta mesma região forma uma saliência.

como saber se tenho diastase, quais o sintomas da diastase e qual o tratamento de diastase

Existe uma forma prática de testar se possui uma diástase abdominal. Primeiro, deite-se de barriga para cima e com o joelho levantado. Em seguida, levante um pouco a cabeça, como se estivesse fazendo uma abdominal. Quando estiver nesta posição, use os dedos para pressionar a área acima e abaixo do umbigo e perceba se a pele afunda. No caso da diástase é possível colocar mais de dois dedos entre a musculatura abdominal  

Se for o caso, é provável que você tenha uma diástase abdominal, mas é importante lembrar que o diagnóstico correto e o tratamento deve ser feito por profissional especializado.

Como tratar a diástase abdominal?

Um dos principais métodos de correção da diástase abdominal é a Fisioterapia Pélvica.

A fisioterapia pélvica utiliza técnicas de ativação e fortalecimento da musculatura responsável por aproximar os músculos abdominais. 

Os principais recursos da Fisioterapia Pélvica no tratamento da Diástase abdominal são:

  • Eletroterapia (Corrente Russa)
  • Ginástica Hipopressiva
  • Exercícios de respiração Diafragmática  
  • Ativação e fortalecimento do Músculo Transverso do Abdome
  • Exercícios de Conscientização e Fortalecimento do Assoalho Pélvico 

A fisioterapia pélvica é indicada também de forma preventiva para gestantes, evitando alterações no pós-parto. Em relação à Diástase Abdominal, esta recomendação é ainda mais evidente em casos de gestação de gêmeos, mulheres que tiveram filhos há menos de 2 anos ou que têm mais de 35 anos, já que estão mais propensas a desenvolver diástase.

O corpo da mulher muda muito durante a gravidez. A fisioterapia pélvica para gestantes no período pré e/ou pós-parto é ideal para minimizar e corrigir estas alterações e dar mais qualidade de vida e conforto para estas mulheres. Confira nosso site para saber como a fisioterapia pélvica para gestantes pode ajudar na prevenção das alterações mais comuns durante este período.

Clica aqui para acessar a página de fisioterapia para gestantes

Espero ter ajudado na busca de informação e ter explicado um pouquinho de como a Fisioterapia Pélvica pode ajudar no tratamento da Diástase Abdominal. Fico à disposição para esclarecer dúvidas e ajudar da melhor forma possível.

Dra Isabel Fonseca

Dra Isabel Fonseca 

Fisioterapeuta Pélvica, Diretora da Clínica Urobecken e Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia na Saúde da Mulher. (saiba mais sobre a Dra Isabel)

#urobecken #diástase #gestante #fisioterapiapelvica #ginecologia #obstetricia    

1 comentário em “O que é Diástase Abdominal? Como saber se tenho e qual o tratamento indicado?”

Deixe um comentário

×