fbpx

O que é Bexiga Neurogênica e como a Fisioterapia Pélvica pode ajudar no tratamento dos Sintomas ?

Se você tem dificuldade em controlar o ato de urinar sabe como este problema causa inconvenientes na rotina. Descobrir a causa e tratá-la é fundamental para sua qualidade de vida. Os motivos de uma disfunção da bexiga variam bastante. Alguns sequer foram originados no órgão em questão, e sim no sistema nervoso. É o que chamamos de Bexiga Neurogênica, assunto do artigo de hoje.

Bexiga Neurogênica. Sintomas e tratamento da Bexiga Neurogênica. Fisioterapia Pélvica para Bexiga Neurogênica

O que é Bexiga Neurogênica?

A Bexiga Neurogênica é o nome dado para enfermidades que afetam o controle da bexiga, mas foram originados no sistema nervoso. Segundo informações disponíveis no site da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), as disfunções urinárias causadas por alterações neurológicas afetam em torno de 400 milhões de pessoas no mundo.

De forma simples, cabe ao sistema nervoso avisar quando a bexiga está cheia e em que momentos urinar.Por causa disso, certas doenças neurológicas podem afetar o envio de sinais dos nervos para o sistema urinário. A Bexiga Neurogênica pode ainda ser dividida em 2 tipos: a bexiga neurogênica hiperativa e a bexiga neurogênica hipoativa.

A Bexiga Neurogênica Hiperativa é aquela que faz mais contrações do que deveria. Por causa do excesso de movimento involuntário, a pessoa sente vontade de urinar com mais frequência ou a própria urina sai contra a vontade. Incontinência urinária e vontade súbita de urinar mesmo com a bexiga vazia são os sintomas mais comuns deste tipo.

Já na Bexiga Hipoativa, conhecia ainda como bexiga flácida, o órgão perde sua capacidade de se contrair. Como consequência, a bexiga enche, mas não há pressão ou contrações. Em outras palavras, ela não “avisa” para a pessoa urinar e, quando chega ao seu limite, transborda. Os sintomas incluem gotejamento e sensação de que a bexiga não esvaziou depois de urinar.

Existe uma terceira possibilidade de uma mesma pessoa experimentar sinais tanto da bexiga hiperativa quanto hipoativa Independentemente do tipo, um ponto em comum é que a Bexiga Neurogênica é responsável por transtornos rotineiros na vida da pessoa. Sem contar que ainda pode ser responsável por outros problemas, como infecção urinária ou cálculo no trato urinário.

O que causa a Bexiga Neurogênica?

A Bexiga Neurogênica é provocada por doenças neurológicas, ou seja, enfermidades que danificam alguma parte do sistema nervoso. Assim, um problema que afete o cérebro, a coluna vertebral ou nervos periféricos pode resultar na Bexiga Neurogênica. Algumas causas de Bexiga Neurogênica incluem:

  • Paralisia cerebral;
  • AVC;
  • Doença de Parkinson;
  • Demência;
  • Disrafismo espinhal;
  • Lesões na coluna;
  • Esclerose múltipla;
  • Tumor cerebral.
  • A diabetes, apesar de não ser uma doença neurológica, pode afetar os nervos da bexiga, sendo também uma causa da Bexiga Neurogênica.
  • Em crianças, doenças neurológicas congênitas (ocasionadas pela má formação) também podem levar à doença. É o caso da Mielomeningocele (espinha bífida), por exemplo.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico de Bexiga Neurogênica é feito através do histórico clínico da pessoa (para identificar a potencial causa) e de exames que comprovem o problema. Diário miccional e exames físicos, de imagem e de laboratório são os mais usados para disfunções urinárias.

Em relação ao tratamento, embora alguns medicamentos e até procedimentos cirúrgicos possam ser usados em casos mais urgentes, terapias como a fisioterapia pélvica são ideais para “devolver” o controle da bexiga. 

Fisioterapia Pélvica no Tratamento dos sintomas da Bexiga Neurogênica

A fisioterapia exerce papel importante no tratamento dos sintomas da Bexiga Neurogênica. Os principais recursos e aparelhos utilizados no tratamento são:

Eletroterapia (Neuromodulação) para Bexiga NeurogÊnica:

O objetivo da Eletroterapia é modular as contrações involuntárias da bexiga conforme os sintomas: Inibir as contrações involuntárias na Bexiga Neurogênica Hiperativa e Estimular as contrações involuntárias na Bexiga Neurogênica Hipoativa.

Biofeedback Eletromiográfico no tratamento de Bexiga Neurogênica

O biofeedback é um dos aparelhos mais modernos da fisioterapia pélvica e sua função no tratamento da bexiga neurogênica é melhorar o controle da musculatura do assoalho pélvico para evitar a perda de urina em momentos de urgência para urinar além de facilitar o esvaziamento completo durante a micção 

Quer saber mais sobre o tratamento? Clique aqui e acesse nosso Blog ou Agende sua consulta

#bexiganeurogênica #bexigahiperativa #bexigahipoativa #fisioterapiapelvica #biofeedback #eletroterapia #neuromodulaçãos

Deixe um comentário

×