fbpx

Papel da Eletroterapia no Tratamento da incontinência Urinária Masculina

Apesar de mais comum entre mulheres, a incontinência urinária também pode acometer homens, principalmente aqueles que fizeram cirurgia para retirada da próstata: a  prostatectomia radical. O grau de incontinência urinária no período pós-operatório pode variar entre severa com necessidade de fralda e leve com apenas alguns escapes de urina durante movimentos ou esforço.

Fisioterapia Pélvica no Tratamento da Incontinência Urinária Masculina

A Fisioterapia Pélvica é muito recomendada para o tratamento de incontinência urinária masculina após a retirada da próstata e deve ser iniciada assim que o médico urologista liberar, o início precoce pode contribuir para o resultado esperado. O objetivo do tratamento é acelerar o processo de recuperação do controle urinário através do fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico do homem que serve como esfíncter voluntário da uretra. 

Entre os aparelhos e recursos utilizados na Fisioterapia Pélvica Masculina podemos destacar:

  • Eletroterapia
  • Biofeedback
  • Cinesioterapia Perineal
  • Vacuoterapia
  • Entre outros

Neste artigo focaremos no papel da eletroterapia no tratamento da incontinência urinária masculina.

Eletroterapia no Tratamento da Incontinência Urinária após Retirada da Próstata

Fisioterapia Pélvica para incontinência urinária masculina. Eletroterapia na perda de urina após a cirurgia de retirada da próstata

 

Os aparelhos de eletroterapia produzem uma corrente elétrica indolor através de eletrodos adesivos ou sondas intra-cavitárias para produzir eletroestimulação na região desejada.

Na Incontinência Urinária após Prostatectomia podemos utilizar a Eletroterapia de 3 formas:

 

 

1- Eletroterapia para Perceber a Musculatura do Assoalho Pélvico:

Este procedimento produz eletroestimulação na região do assoalho pélvico com o objetivo de facilitar a identificação da musculatura do assoalho pélvico por parte do paciente. Muitos pacientes não sabem contrair essa musculatura, a corrente nesse caso serve como guia.

2- Eletroterapia para Potencializar a Contração da Musculatura do Assoalho Pélvico:

Depois que o paciente aprendeu a contração, o fisioterapeuta pélvico pode programar a corrente para ser ativada junto com a contração voluntária do paciente, nesse caso a corrente serve para que o paciente consiga recrutar a musculatura de forma mais eficaz.

3- Eletroterapia para Evitar Contrações Involuntárias do Músculo da Bexiga

Ao contrário do Assoalho pélvico que segura a urina, a musculatura da Bexiga tem papel na expulsão da urina. Alguns pacientes têm uma predisposição ou histórico de bexiga hiperativa, ou seja contrações inadequadas ou “fora-de-hora” que contribuem para mais perda de urina. Nesse caso o Fisioterapeuta pélvico irá posicionar os eletrodos em local específico para inibir ou prevenir essas contrações da bexiga.

Como já citado no artigo, a eletroterapia é apenas um dos recursos disponíveis na Fisioterapia Pélvica Masculina e deve ser sempre utilizadas em conjunto com outros, principalmente o biofeedback que tem papel importante no tratamento.

Espero ter ajudado no esclarecimento do papel da Eletroterapia na Fisioterapia Pélvica para o tratamento da Incontinência Urinária Masculina.

Se você tiver alguma dúvida sobre fisioterapia pélvica masculina, pode deixar nos comentários ou então mandar para o whatsapp da clínica que eu terei o prazer de responder.

O primeiro passo para o sucesso do tratamento é a busca de informação.

Dr Juliano Silveira

Dr Juliano Silveira
Diretor da Clínica Urobecken, Mestre em Fisiopatologia Clínica e Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Pélvica.

2 comentários em “Papel da Eletroterapia no Tratamento da incontinência Urinária Masculina”

    • Olá Pedro,
      Que bom que poderei lhe ajudar. Se você desejar alguma orientação durante este período de distanciamento social, pode mandar uma mensagem para o Whatsapp da clínica que retornarei seu contato o mais breve possível.
      Um abraço

      Responder

Deixe um comentário

×