fbpx

Biofeedback no Tratamento da Incontinência Urinária Masculina após Prostatectomia

A Incontinência Urinária Masculina é uma das principais queixas de homens que realizaram a cirurgia para retirada total da próstata: A Prostatectomia Radical. A principal causa de prostatectomia é o câncer de próstata.

Durante a cirurgia, parte da uretra e seu esfíncter interno precisam ser removidos juntamente com a próstata, este é um dos motivos da perda de urina após a retirada da sonda. Apesar do aprimoramento da técnica cirúrgica, muitos pacientes apresentam incontinência no período pós-operatório, mesmo aqueles submetidos à cirurgia robótica.  Este sintoma tende a diminuir com o passar do tempo mas não é raro pacientes apresentarem escape de urina mesmo após 6 meses da cirurgia. 

Fisioterapia Pélvica Masculina no Tratamento da Incontinência Urinária

O principal tratamento recomendado para homens após retirada da próstata é a Fisioterapia Pélvica Masculina. O tratamento tem como principal objetivo acelerar o processo de recuperação do controle da urina e o retorno à atividade sexual. Os principais recursos utilizados pelo fisioterapeuta pélvico são:

  • Biofeedback EMG
  • Eletroterapia
  • Cinesioterapia Pelvica
  • Vacuoterapia
  • Entre Outros

Neste artigo iremos focar no uso do Biofeedback no tratamento da incontinência Urinária

Contração da Musculatura do Assoalho Pélvico do Homem

Como já comentado em outros artigos do blog, uma das necessidade de pacientes que retiraram a próstata é o fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico pois ele serve como esfíncter voluntário da uretra, ou seja, mecanismo pelo qual conseguimos “apertar” a uretra para prender a urina.

A grande dificuldade dos homens ao tentarem realizar o fortalecimento é identificar a musculatura correta a ser trabalhada. Ao tentarem realizar a contração, pacientes costumam contrair a musculatura da barriga, nádegas e região interna da coxa juntamente com o assoalho pélvico, estas musculaturas devem ser evitadas na fase inicial do tratamento pois confundem a contração correta.

Facilitar a identificação da musculatura e a forma correta de realizar a contração é uma das muitas vantagens de utilizar o aparelho de Biofeedback no tratamento.

Fisioterapia Pélvica com Biofeedback no Tratamento da Incontinência Urinária Masculina após Prostatectomia

O Biofeedback Eletromiográfico usado na Fisioterapia Pélvica é um aparelho capaz de identificar a contração e o relaxamento da musculatura do assoalho pélvico e apresentar em tempo real na tela do computador ou televisor. Dessa forma ambos fisioterapeuta pélvico e paciente podem acompanhar e corrigir o exercício.

3 formas de usar o Biofeedback na Fisioterapia Pélvica Masculina:

 

1- Avaliação
Biofeedback na Avaliação do tratamento da Incontinência Urinária Masculina após retirada da póstata: Prostectomia

A eletromiografia da musculatura da região do assoalho pélvico permite uma melhor avaliação da capacidade de contração e relaxamento muscular de cada paciente

2- Protocolos de Treinamento

Fisioterapia Pélvica Masculina para com Biofeedback no Tratamento da Incontinência Urinária Masculina. Clínica Urobecken, Rio de Janeiro - RJ

Após avaliação inicial, é possível definir protocolos de treinamento focados principalmente na conscientização e no fortalecimento muscular. O paciente terá que contrair a musculatura para transpor barras no gráfico conforme dificuldade e duração pré-programada pelo fisioterapeuta pélvico de acordo com o objetivo da sessão.

3- Comparação entre Sessões e Reavaliação

Fisioterapia Pélvica MAsculina no Tratamento de Incontinência Urinária Masculina. Comparação pré e pós-tratamento.

Por fim, é possível acompanhar de forma objetiva a evolução da capacidade de contração e relaxamento do paciente durante e após o tratamento. 

Como podemos ver, o Biofeedback é um aparelho incrível que possibilita diversos tipos de treinamentos e avaliação. Para um resultado ainda melhor é recomendado que seja usado em conjunto com outros recursos da fisioterapia pélvica. 

Outra ferramenta essencial para o tratamento da Incontinência Urinária é eletroterapia. Acesse aqui o artigo “Papel da Eletroterapia no Tratamento da Incontinência Urinária Masculina” 

Espero ter colaborado esclarecendo como é a fisioterapia pélvica com biofeedback após a retirada da Próstata. Se você tiver alguma dúvida mais específica, pode deixar nos comentários ou whatsapp da clínica que responderei o mais breve possível.  

O primeiro passo para o sucesso do tratamento é a busca de informação.

Dr Juliano Silveira

Dr Juliano Silveira
Diretor da Clínica Urobecken, Mestre em Fisiopatologia Clínica e Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Pélvica.

#urobecken #prostatectomia #fisioterapiapélvicamasculina #biofeedback 

Deixe um comentário

×