fbpx

Absorvente para Incontinência Urinária Masculina, Qual usar?

É bastante comum pacientes que foram submetidos à Prostatectomia Radical (retirada da próstata) apresentarem incontinência urinária (perda de urina) no período pós-operatório após a retirada da sonda.

Normalmente a perda de urina diminui com o tempo e com a Fisioterapia Pélvica mas durante este período grande parte dos pacientes precisam utilizar protetores como fralda ou absorvente masculino.

Baseado nas experiências e relatos dos nossos pacientes, preparamos uma orientação de como escolher o melhor absorvente ou fralda para incontinência urinária masculina. É importante ressaltar que não temos intenção de indicar marcas, apenas citaremos as mais conhecidas do mercado, mesmo porque nosso maior desejo é contribuir para que  o paciente deixe de usar absorvente.

absorvente para incontinência urinária após cirurgia de próstata. Prostatectomia e Fisioterapia Pélvica no Rio de Janeiro.

Tipos de Protetores Descartáveis para Incontinência Urinária Masculina

Existem diferentes tipos de absorventes conforme a intensidade da Incontinência Urinária Masculina, começando da mais intensa para mais leve temos:

  • Fralda Geriátrica
  • Roupa Íntima com Proteção Masculina (Estilo Cueca) 
  • Absorvente Masculino

O importante é o paciente identificar o modelo que proporcione mais segurança no início e assim que possível evoluir para protetores menores que possam ser utilizados dentro da cueca até a retirada total. Vale a pena ressaltar que não é aconselhável re-utilizar ou manter o mesmo protetor por longos períodos para evitar infecção urinária.   

Os dois modelos mais usados por nossos pacientes que já estão apenas com perda de urina aos esforços ou movimentos são: 

Dry Man que possui um espaço para posicionar e pênis 

Tena Men que parece ser o menor e mais discreto. 

Outra alternativa bastante utilizada por nossos pacientes pelo custo-benefício é uma fraldinha de recém-nascido posicionada em frente ao pênis como absorvente.

Nossa última dica é para pacientes com incontinência urinária severa que precisam ir à locais com difícil acesso ao banheiro para trocar a fralda. A sugestão é utilizar um absorvente menor dentro da fralda. Assim, quando o absorvente molhar será mais fácil trocar apenas o absorvente e manter a fralda seca até chegar em casa ou ter acesso à um banheiro mais confortável.

Além da dificuldade de controlar a urina, a disfunção erétil também normalmente está presente no período logo após a cirurgia, Preparamos este artigo para ajudar nas orientações: “Perda de Urina e Dificuldade de Ereção após a Prostatectomia Radical tem Tratamento?” 

Para saber como a Fisioterapia Pélvica atua no tratamento da incontinência urinária masculina e no retorno da função sexual após retirada da próstata (prostatectomia) clique aqui.

#urobecken #incontinenciaurinariamasculina #prostatectomia 

 

Deixe um comentário

×