fbpx

3 Motivos para as Mulheres Utilizarem Cones Vaginais

Você já ouviu falar de Cones Vaginais? Os cones vaginais são acessórios em formato anatômico introduzidos na vagina com o objetivo de melhorar algumas “funções” dessa região íntima. 

Cones Vaginais. O que é e como utilizar? fisioterapia pélvica para prevenir perda de urina. Pompoarismo para melhorar prazer de mulheres na relação sexual.

Os cones vaginais podem ser encontrados de forma avulsa ou em um kit com cinco cones, todos do mesmo tamanho mas com pesos diferentes que normalmente variam entre 20 e 70 gramas conforme a cor do cone. Dessa forma você pode realizar exercícios de forma progressiva aumentando o peso do cone. O cone é pequeno e possui um formato anatômico para uma introdução  confortável e um cordão de silicone para facilitar a retirada. (lembra um absorvente interno porém em material rígido e no formato de um cone). 

Como é feito o exercício com cones vaginais?

O exercício mais básico com este acessório é introduzir o cone e simplesmente tentar mantê-lo na posição em pé sem que o cone caia. Conforme sua evolução, você pode aumentar o peso do cone ou realizar movimentos que dificultem manter o cone dentro da vagina como caminhar, agachar, subir escadas, entre outros.  

Neste artigo abordaremos 3 motivos pelos quais as mulheres devem realizar exercícios com cones vaginais: 

1-  Evitar a Perda de Urina (Escape)

Os exercícios com cone vaginal melhoram a conscientização da musculatura do assoalho pélvico que participa no mecanismo de “segurar a urina”. Além de introduzir o cone, as mulheres podem realizar exercícios de contração e relaxamento (apertar e soltar o cone) para fortalecer essa musculatura e assim evitar a perda de urina principalmente aos esforços (tosse, espirro, levantar peso)     

2- Prevenção de “Bexiga Caída” (Prolapsos)

Outra função importante da musculatura dessa região íntima é sustentar os órgãos pélvicos (bexiga, útero, reto). Um assoalho pélvico fraco pode contribuir para a queda da bexiga por exemplo. Ao tentar manter o cone dentro da vagina, as mulheres estão ativando a musculatura necessária para a sustentação e assim contribuir para a prevenção do rebaixamento desses órgãos.

3- Melhora da Função Sexual

O exercício com cone trabalha a propriocepção da região que é a maneira de como a musculatura da vagina percebe e reage aos estímulos sensoriais. Esse trabalho aumenta a sensibilidade e contribui para o prazer da mulher durante a relação sexual. Outro ponto positivo é que uma maior capacidade de contração( “apertar a vagina”) também pode aumentar a sensibilidade e o prazer do parceiro durante a penetração.  

E então? algum desses motivos interessou você? Acesse o Blog da Urobecken e saiba mais sobre a atuação da Fisioterapia Pélvica na área de Saúde da Mulher.

Dra Isabel Fonseca

Dra Isabel Fonseca 

Fisioterapeuta Pélvica, Diretora da Clínica Urobecken e Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia na Saúde da Mulher. (saiba mais sobre a Dra Isabel)


Deixe um comentário

×